Logo

(64) 99284-3784

 
Duvidas Frequentes Sobre a Covid 19

Duvidas Frequentes sobre a Covid 19

 

Entenda o tempo de efeito, reações adversas comuns e a proteção contra variantes, entre outras questões importantes sobre o imunizante

Diante de uma onda de notícias falsas sobre a vacinação contra a Covid-19, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) reforça o papel de informar e conscientizar a população sobre a importância de receber o imunizante para combater sintomas graves da doença e esclarece dúvidas frequentes sobre o assunto.

As informações reunidas e esclarecidas na lista a seguir também são importantes para reforçar cuidados e destacar dicas para pessoas que tomaram a vacina contra a Covid-19. Por exemplo, quem já está imunizado deve seguir fazendo uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento social, pois ainda pode ser infectado e transmitir o vírus para outras pessoas.

Entenda mais sobre a vacina:

Quando ela começa a fazer efeito?
Em relação à aplicação da primeira dose, o imunizante começa a fazer efeito depois de um período de 10 a 14 dias. Contudo, é somente após receber a segunda dose que a proteção ideal acontece no organismo, cerca de 15 dias depois da segunda aplicação. Por isso, é de extrema importância não esquecer de tomar a segunda dose e completar o esquema vacinal.

Pessoas que já tiveram Covid-19 podem ser imunizadas?
Sim, mesmo quem já teve a Covid-19 deve ser vacinado. No entanto, a pessoa que teve a doença precisa esperar um mês para recebê-la. A contagem vale a partir do primeiro dia de sintoma ou, em casos assintomáticos, após o resultado positivo do exame RT-PCR.

Tomar a vacina impede a contaminação pelo coronavírus?
Ela reduz a chance de adoecer, especialmente das formas graves que podem levar à hospitalização e/ou óbito, mas não impede que as pessoas sejam infectadas.

Quem for vacinado(a) ainda pode transmitir o vírus?
Sim. É importante destacar que mesmo imunizada, uma pessoa pode ser infectada e disseminar a doença. Alguns estudos preliminares indicam que algumas vacinas podem reduzir a transmissão, mas não a eliminar. Portanto, deve-se manter todos os cuidados de uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento social, mesmo quem já estiver imunizado.

É possível tomar vacinas diferentes entre a primeira e segunda dose?
Não é indicado tomar vacinas de fabricantes diferentes. Não foram publicados dados sobre a intercambialidade de imunizantes contra a Covid-19. Em função disso, a segunda dose deve ser realizada de acordo com o mesmo fabricante da primeira.

Quais são as reações adversas?
Toda e qualquer vacina pode causar reações adversas, como vermelhidão e inchaço no local da aplicação. Outras reações comuns, além das já citadas, são tontura, fadiga, dor de cabeça e muscular, calafrios, febre, dores nas articulações ou diarreia.

As vacinas protegem de todas as variantes?
Eles têm mostrado bons resultados mesmo diante das novas variáveis. A equipe responsável pelo Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde tem acompanhado as pesquisas desenvolvidas pela Fiocruz e Instituto Butantan, para verificar a eficácia das vacinas para esses caso.

Se eu perder a data do retorno da segunda dose, posso tomar depois?
Sim. O recomendado, contudo, é seguir o intervalo estipulado pelos fabricantes de cada imunizante para garantir a eficácia esperada. Quem perdeu o prazo basta ir ao posto de saúde com o cartão da vacina que comprova a primeira aplicação e pedir a segunda dose.

O que acontece se a pessoa receber imunizantes diferentes?
Caso um indivíduo tome vacinas de fabricantes diferentes, não se sabe se a imunidade necessária para evitar formas graves da Covid-19 será garantida. Por isso, recomenda-se ter o documento de vacinação em mãos para saber qual marca foi aplicada para realizar uma segunda dose do mesmo laboratório.

"

Agora na Rádio


Enquete
O que Achou de nosso Novo Site?
Otimo
Bom
Regular
Ruim
Não Sei Dizer
Ver resultados

As mais pedidas
1
Ficha Limpa
Gustavo Lima
2
Batom de Cereja
Israel e Rodolfo
3
Morena
Luan Santana
4
Sigilo
Guilherme e Benuto
5
Facas
Diego e Victor Hugo e Bruno e Marrone
6
Troca de Calçada
Marília Mendonça
7
Foi Pá Pum
Simone e Simaria
8
Baby me atende
Matheus Fernandes e Dilsinho
9
Paradigmas
Jorge e Mateus
10
Não, Não Vou
Mari Fernandez

Estatísticas
Hoje: 19
Esta Semana: 31
Este Mês: 283
Total de Acessos: 10516
Publicidade
Rádio Dourada FM
Rádio Dourada FM
Rádio Dourada FM
 
CR. Produções
  Modelo 01 - Todos os Direitos Reservados